Guia Profissional para criar um Portfólio Online

portfolio2

Um bom portfólio funciona como um fantástico cartão-de-visita para o Freelancer, independentemente da área de actuação em que se inserem. No entanto, apesar de cada um ter as suas próprias técnicas para a criação do portfólio pessoal, existem algumas técnicas específicas que funcionam como um guia profissional para a criação de um portfólio em qualquer área de actuação.

Antes de um cliente contratar um Freelancer, precisa obrigatoriamente de avaliar o seu trabalho e a sua competência para saber se esse é o que ele realmente necessita. Essa é uma necessidade lógica por parte de quem está a contratar um profissional, no entanto a forma como eles vêm os trabalhos de um Freelancer ou agência de Freelancers é que define se estes vão ou não concentrados.

Assim, antes de colocar um portfólio online é importante que siga algumas regras específicas, porém não é apenas a forma como o Portfólio está apresentado que importa. Por isso, apesar da forma como os trabalhos estão apresentados ser bastante importante, a própria qualidade dos trabalhos é essencial, se não a venda nunca é conseguida.

Antes do Lançamento

Conheça algumas dicas básicas que deve seguir antes do lançamento do portfólio.

Selecção dos Trabalhos

A selecção dos trabalhos a apresentar é estritamente importante. Já falamos aqui d’o que colocar no portfólio mas é sempre importante relembrar a sua importância.

Os trabalhos devem ser todos de excelente qualidade, variados e com técnicas diferentes, mostrando assim a versatilidade do Freelancer e a qualidade do seu trabalho.

Escolha do Domínio e Alojamento 

O domínio escolhido é igualmente importante, não só para o seu cliente que reconhecerá imediatamente o mesmo, como para os motores de busca que vão reconhecer muito mais facilmente.

São muitos freelancers que optam pela criação de uma marca pessoal para a apresentação dos seus trabalhos, outros apresentam-se ao público pelo seu nome pessoal, no entanto independentemente da escolha feita o domínio escolhido deverá sempre seguir essa linha de marketing adoptado.

A nível de alojamento é igualmente importante escolher uma boa opção, garantindo sempre que escolhe empresas de confiança e sem problemas em demasia. Apesar de ser quase impossível prever quebras de serviço, é sempre inconveniente um cliente querer ver o seu portfólio e este estar offline.

A escolha do Design

Este é provavelmente uma das partes mais complicadas e ao mesmo tempo importantes de todo o guia. Dependendo da sua área de actuação, a escolha do Design a apresentar é complicada.

Se o seu trabalho é dentro dessa área, ou seja webdesign, a criação do seu próprio design do portfólio pessoal é uma prova dada para o seu cliente, porém existem alguns Freelancers que preferem comprar um layout ou mesmo pagar a outros colega de profissão para o fazer, principalmente porque com a distância profissional feita é mais simples de encontrar a solução ideal para apresentar o seu portfólio.

Nem sempre o capital disponível é limitativo para criar um bom portfólio online, porém este deve ser atractivo, bem construído e com uma fantástica navegabilidade, garantindo assim a atenção por parte do cliente ou parceiro de negócio.

Depois do Lançamento

Mesmo depois do lançamento do seu portfólio pessoal é essencial seguir algumas dicas para conseguir sucesso com este.

Actualizar apenas com os melhores trabalhos

Apesar de ser essencial a actualização do seu portfólio, é necessário que seja feita uma escolha bastante selectiva dos trabalhos a colocar.

Deve apenas colocar os seus melhores trabalhos online, garantindo sempre que o seu trabalho não entra em monotonia ou baixa de nível. Por vezes pode ser mais vantajoso actualizar menos vezes, mas com uma excelente qualidade.

Tenha uma página de feedback

Não é ser demasiado critica, mas nem todos os clientes têm as capacidades necessárias para uma avaliação geral de um portfólio de determinadas áreas, por isso uma página de testemunhos de antigos clientes é essencial para estes saberem exactamente a qualidade do seu trabalho.

Assim, sempre que termine um trabalho peça ao seu cliente para deixar um pequeno feedback sobre o mesmo e coloque-o online, ou tenha uma funcionalidade no próprio portfólio para garantir que os próprios clientes o façam automaticamente (desde que tenha controlo dos testemunhos antes de serem colocados online, para garantir a exclusão de spam).

Tenha um blog em anexo

Já falamos várias vezes da importância de ter um blog pessoal, mas nunca é demais enumerar as vantagens que um blog pessoal tem para um Freelancer.

Destacam-se as demonstrações directas do seu trabalho diário, os pequenos desabafos e novidades que podem colocar e ainda mais importante, a facilidade que os motores de busca têm na indexação de determinados assuntos que podem traduzir-se em novos clientes.

Tenha o portfólio debaixo de olho

O Freelancer deve andar sempre com o seu portfólio pessoal debaixo de olho, garantindo sempre que este está perfeitamente funcional. Garanta sempre que o seu formulário de contacto está a funcionar em pleno e que todo o website está seguro contra ataques que possam colocar o portfólio offline.

Promova o seu portfólio 

É o último item do guia mas é provavelmente o mais importante de todos. A Internet está cheia de portfólios online de Freelancers de todo o Mundo, porém nem sempre são os melhores a conseguir mais trabalhos, mas sim aqueles que são mais activos e que mostram o seu trabalho com mais eficácia.

Utilize campanhas publicitárias, fóruns, redes sociais, portais e todo o tipo de oportunidades para publicitar e promover o seu portfólio.

E vocês, seguiram estas regras para criar o vosso portfólio? Mostrem-nos o vosso! 

Pode gostar também de:

  1. Muito bom obrigado pela postagem !

  2. Luiz Eduardo diz:

    O flickr pode ser usado como portfólio?

    • AnaMartelo diz:

      Sim, pode ser usado como portfólio, tal como já foi falado existem comunidades muito boas para tal.
      Porém a criação de um website pessoal dá maior destaque ao seu trabalho, não colocando lado a lado com outros profissionais.

  3. ksharian diz:

    Muito bom :)
    Vou deixar o meu, pode ser que sirva de inspiração.

    http://www.ksharian.com

  4. Ice diz:

    O deviantart pode ser utilizado como portfolio?

Deixe o seu comentário

Parceiros

Slot 4

Rede SerFreelancer

ConcursosArte

Destaques

ConcursosArte ConcursosArte

Top Comentadores do Mês

  • Coloca o teu nome no Top! Comenta!